Pesquisar este blog

23 de maio de 2017

Reiki não é religião! E respeita a diferença

Muitas pessoas perguntam se reiki é religião, ou tem ligação com esta ou aquela religião, mas o Reiki não tem relação com nenhuma religião. 

Na verdade Reiki e religião não se misturam, são coisas bastante diferentes, afinal cada um tem sua crença pessoal e o reiki respeita estas diferenças e não se opõe ou contrapõem a nenhuma religião. 

O reiki é uma terapia energética vibracional que trabalha com energia, reconhecendo que o seu corpo é um campo eletromagnético que interage com o mundo e com campo eletromagnético de outras pessoas..

Há pessoas que  acham que se seguirem uma determinada religião não poderão receber o Reiki por acreditar que esta técnica faz parte de alguma religião específica. A confusão talvez se dê pelo fato de que o reiki utiliza-se a imposição de mãos , mas o toque (que não é obrigatório) tem o objetivo de transferir energia cósmica universal (o reikiano é apenas um canal por onde passa esta energia). 

Mesmo que ocorra cura física em função da cura emocional  ou menta ldo indivíduo, o reiki também não é curandeirismo e nem são evocados nenhum “ser espiritual”. 

Seu objetivo é harmonizar o ser de forma integral, lembrando sempre que somos corpo, mas também somos nossos pensamentos e nossas emoções.

O Reiki é uma arte milenar de origem japonesa baseada no princípio de transmitir energia cósmica universal (Rei) para o restabelecimento da energia vital (ki) do indivíduo, através da imposição de mãos. Gesto natural e inconsciente que fazemos quando sentimos dor - levar as mãos automaticamente ao local afetado - para aliviar o desconforto. 

Esse conhecimento instintivo é a base do reiki. Nossas mãos transmitem energia devido a presença de pequenos centros energéticos localizados nas palmas.





O reiki é classificado como uma Terapia energética, terapia Quântica ou terapia vibracional.  Bem como outras técnicas energéticas, seus princípios são baseados na Física Quântica e nos seus conceitos científicos. A Física Quântica diz é que tudo é energia, inclusive a matéria, e que podemos manipular a energia e criar a matéria, princípio este preconizado por Albert Einstein na famosa fórmula: E = M. C2.

Como tudo é energia, basta alterar a energia para que os resultados se manifestem no físico/matéria (no caso do reiki no corpo físico, traduzido em saúde). Dentro destes conceitos, podemos dizer que a harmonização quântica é um conjunto de várias técnicas de terapias onde são utilizadas energias sutis no processo de reequilíbrio energético do ser humano.

O objetivo final será sempre restabelecer o equilíbrio físico, mental,  emocional e espiritual e assim promover saúde em todos os níveis.

Embora o reiki não tenha conexão com religião nos leva a um processo de autoconhecimento, autotransformação que nos conduz à reconexão com o nosso ser mais íntimo e com a  nossa espiritualidade (independente de qualquer crença ou religião).


Experimente! Permita-se. Transforme-se!

22 de maio de 2017

Batidas Binaurais


Ondas Cerebrais, Sincronização Hemisférica e a Tecnologia do Sono

Nas últimas décadas, os pesquisadores do sono e do sonho produziram uma quantidade substancial de conhecimento devido, sobretudo ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias.

Por exemplo, o eletroencefalógrafo, ou EEG, é capaz de monitorizar mudanças nas frequências e padrões das nossas ondas cerebrais. O nosso cérebro produz ondas de correntes que fluem através das ligações neurais. O tipo de onda cerebral é definido pela frequência a que esta pulsa e este tipo particular de pulsação influenciará o nosso estado mental respectivo.

Existem quatro tipos básicos de padrões de ondas cerebrais, mas devido à complexidade do cérebro humano existem freqüentemente diversos padrões interagindo simultaneamente. É a predominância de um padrão sobre os outros que determina o nosso estado de consciência.



Abaixo apresento uma breve descrição de cada um dos quatro principais padrões bem como o seu intervalo de freqüência e respectivo estado mental.

Ondas Beta: São as ondas mais rápidas, 13 a 30 Hz. Este é o padrão que obtemos ao monitorizar o nosso cérebro durante o estado de vigília. Ou seja, se neste momento efetuasses um EEG este obteria um aspecto típico de um padrão de ondas Beta.

Ondas AlfaMais lentas que as Beta, 7 a 13 Hz. Estão normalmente associadas a um estado de maior tranqüilidade e relaxamento. Podem ser encontradas durante os estados meditativos mais comuns.

Ondas Theta: 3 a 7 Hz. Estão associadas a um estado de grande capacidade de reminiscência, criatividade e visualização, inspiração e conceptualização holística. É o padrão cerebral representativo do sono REM, ou seja, do sonho.

Ondas Delta: São as mais lentas dos 4 padrões principais, 1 a 3 Hz. Estão associadas ao sono profundo, sem sonho, e ao transe profundo.

(...) Sabendo as características mentais associadas a cada padrão de ondas cerebrais, tal como foram acima referidas, teríamos uma enorme vantagem em induzir um determinado padrão de ondas de forma a facilitar determinadas atividades mentais. Felizmente existe uma forma para fazer isto e baseia-se no princípio científico da Harmonização. Os sons binaurais (que explicarei mais adiante) podem ser usados para harmonizar ou sincronizar ambos os hemisférios cerebrais num só padrão sinérgico de ondas cerebrais.

O que é então o princípio da Harmonização? É muito simples. Por exemplo, vamos supor que penduramos nas paredes da mesma sala vários relógios de pêndulo e que cada pêndulo se move ao seu próprio passo, defasado de todos os outros. Com a passagem do tempo os pêndulos tornar-se-ão progressivamente sincronizados, adaptando-se naturalmente o ritmo de cada um até todos os pêndulos se moverem em sintonia, em uníssono. Esta sincronização é o resultado do princípio da harmonização, é um fenômeno físico que ocorre de forma sistemática na natureza sempre que a oportunidade se proporcione. 

Este processo é importante, pois também possuem implicações diretas no nosso cérebro, este opera de modo semelhante a uma caixa de ressonância. As ondas cerebrais pulsam a diferentes amplitudes e frequências, dependendo do nosso grau de envolvimento em determinadas atividades. Tal como o pêndulo do relógio, o nosso cérebro pode ficar sincronizado com determinados padrões de ondas se for exposto aos estímulos apropriados. Este é também um processo usado pelos xamãs em diversas tribos indígenas, que usam tambores e chocalhos para harmonizar as suas ondas cerebrais com uma frequência particular e assim entrar num estado de consciência alterado.

Juntamente com o papel desempenhado pelas ondas cerebrais no nosso estado de consciência é também importante discutir a anatomia básica do nosso cérebro e a forma como as suas partes interagem e funcionam. Os nossos cérebros possuem dois hemisférios, esquerdo e direito. O hemisfério esquerdo é linear, lógico, prático e orientado no tempo. Por seu turno, o hemisfério direito prece ser muito mais não linear, abstrato, criativo, holístico e não lógico. Por exemplo, um contabilista usa provavelmente muito mais o seu hemisfério esquerdo enquanto que um artista usa mais o direito. Tendemos a favorecer o uso de um determinado hemisfério consoante a atividade em que estamos concentrados. Assim como existe uma predominância de certas ondas cerebrais dependendo de determinadas atividades também existe a predominância de um dos hemisférios consoante o que estamos a fazer.

Os dois hemisférios estão ligados pelo corpo caloso. Esta estrutura funciona como uma ponte ou conduta entre ambos os lados e pode literalmente ser exercitada e fortalecida mentalmente até se tornar fisicamente maior e mais capaz de transmitir informação entre os dois hemisférios. Sincronizando os dois hemisférios e permitindo que estes trabalhem em conjunto podemos potencializar as nossas capacidades mentais. Basicamente é como ter um computador mais rápido, com os componentes melhor integrados e capaz de aceder mais rapidamente à informação e processamento de dados. Fazendo isto estaríamos literalmente a usar o nosso cérebro de um modo mais eficiente.

E como podemos então fazer isto? Vários estudos demonstraram que a meditação pode conduzir a estados em que o padrão de ondas cerebrais reflete uma sincronização entre os hemisférios cerebrais. Esta sincronização reflete um estado especial em que ambos os hemisférios estão ativamente envolvidos nas mesmas frequências. Os EEGs de meditadores experientes exibem uma sincronização hemisférica acima do comum bem como a capacidade de atingir estes estados deliberadamente. Ambos os hemisférios podem estar sincronizados em qualquer padrão de ondas cerebrais tais como Alfa ou Theta, ou qualquer outra combinação. Esta característica conduz-nos ao próximo tópico de interesse: os sons ou batidas binaurais.

A melhor forma de explicar os sons binaurais é descrevendo por que e como são feitos, mas primeiro será melhor abordar um pouco o seu criador. Robert Monroe, o pioneiro das experiências fora-do-corpo, fundou o Instituto Monroe na Virgínia, EUA. Esta é uma organização dedicada ao estudo da consciência e seus estados modificados. Ao longo de anos de pesquisa desenvolveram um processo capaz de alterar sistematicamente os padrões de ondas cerebrais de forma a induzir estados de consciência particulares. Monitorizando os sujeitos em estados alterados, Monroe e os seus colaboradores realizaram experiências com o som para modificar o estado mental de uma forma previsível e controlada. Com o tempo, esta equipa de pesquisadores desenvolveu o processo de criar sons binaurais. Este processo utiliza o princípio da Harmonização acima descrito para conduzir o cérebro a frequências de ondas cerebrais específicas e pré-determinadas.

Criar frequências de sons binaurais é na verdade muito simples, é quase mais fácil fazê-lo do que explicá-lo! Este processo consiste basicamente em aplicar estímulos auditivos em ambos os ouvidos. A idéia é tocar um tom num ouvido e outro tom, ligeiramente diferente, no outro ouvido. Ao processar estes dois tons captados pelo ouvido direito e esquerdo, o cérebro assimila a diferença entre os mesmos e, num efeito de harmonização, entra nesta frequência. Ou seja, se o nosso ouvido esquerdo captar um som com uma frequência de 97 Hz e o direito captar um som com uma frequência de 103 Hz, o nosso cérebro irá percepcionar um diferencial de 6Hz e assim entrará nesta frequência, que se enquadra no intervalo de ondas Theta. De igual forma o nosso comportamento começará gradualmente a alterar-se, entrando num estado de profundo relaxamento e sono.

Ao escutarmos estes sons binaurais podemos percepcionar um tom ondulante (uma espécie de wha wha). O fantástico é que este tom ondulante não está a ser transmitido pelos headphones, este efeito de vibração é na verdade uma criação da nossa mente, ao sintetizar os dois sons. Quando escutamos um tom num ouvido e outro tom, ligeiramente diferente, no outro ouvido, os hemisférios do nosso cérebro ficam sincronizados e é esta sincronização que produz o tom ondulante.

Demonstração de um padrão de som binaural

Usando esta tecnologia, o Instituto Monroe, e posteriormente outras empresas, desenvolveu uma linha de cassetes e CDs Hemi-Sync (designação da tecnologia de sons binaurais criada e patenteada pelo Instituto Monroe). Usando estes CDs podemos atingir de modo viável determinado estado de consciência. Existem CDs usando este princípio criados com diferentes propósitos, por exemplo: potenciar a aprendizagem, deixar de fumar, facilitar o sono, promover uma cura mais rápida, induzir sonhos lúcidos e facilitar a ocorrência de experiências fora-do-corpo.

Concluindo, podemos verificar que, devido ao advento da ciência e ao desenvolvimento da tecnologia, a cultura ocidental parece finalmente ter encontrado as suas próprias formas (socialmente aceites) de induzir estados de consciência alterados entre os quais podemos encontrar o sonho, comum ou lúcido. Assim, podemos usar esta tecnologia para nos ajudar a ter sonhos, a potenciar a sua retenção e recordação e até para nos orientar durante os mesmos. Isto é algo que os xamãs ou os monges do Tibete descobriram e fazem desde há séculos usando métodos naturais, no primeiro caso através da ingestão de psicodélicos naturais e no segundo através da meditação e Yoga dos sonhos.

Instruções Úteis para o uso correto:

1. Deverá ser ouvido com fones de ouvido com capacidade ESTEREO (mais aconselhado) ou por um bom sistema de som também ele configurado para ESTEROFONIA.

2. Não deverá ser escutado muito alto. O suficiente para que não ocorram distrações vindas do exterior.

3. Deverá colocar-se numa posição confortável (de preferência olhos fechados) e garantir que não será perturbado.

4. A audição de batidas binaurais pode induzir a estados de perda de consciência o que pode ser perigoso a quando a condução de máquinas ou automóveis, assim que recomenda-se precaução.

Fonte: http://arcadesonhos.googlepages.com/ohomemeosonho

Solange Christtine Ventura
disponível em: www.curaeascensao.com.br

Articulações (artrite e outros)

Articulações


As articulações simbolizam a gratidão no relacionamento humano e facilidade para compreender as mudanças obrigatórias no seu rumo. Quanto mais natural e confortador for seu jeito de aceitar a vida com suas atribulações e mudanças repentinas, mais saudáveis serão suas articulações. 

Quem não sente gratidão e alegria pelas coisas simples, que tanto as outras pessoas quanto a Natureza lhe proporcionam, não reconhece, documente, os favores e gentilezas que lhe dedicam e não percebe a grandiosidade de cada gesto, por menor que seja, está sujeito a ter problemas nas articulações, e principalmente na articulação da coxa com o quadril (cabeça do fêmur) que simbolizará a avareza e a mente inflexível e apegada.
Portanto, quanto mais você for compreensivo e flexível com as atitudes alheias, melhores e mais livres serão as suas articulações. Articule-se com sabedoria.

Artrite


Representa um coração cheio de críticas e ressentimentos por pessoas que não valorizam seus esforços. Pessoas com esse tipo de inflamação são as que, às vezes, perdem tempo questionando, em pensamentos, os porquês das atitudes das pessoas. Não conseguem sentir que são amadas e geram conflitos de carência.

Cotovelos

Correspondem às surpresas da vida quando precisamos mudar de caminho, mas resistimos porque achamos que ainda não é necessário. A resistência a mudanças e movimentos causada por dúvidas quanto à posição a ser tomada, gera cotovelos rígidos ou inflamados, simbolizando rejeição pelas coisas novas ou, simplesmente, que a pessoa não consegue acreditar que o novo será bom. 

Se o processo de inflamação nos cotovelos for constante, analise seus pensamentos diários, reconheça o ponto chave e veja se não é você que sente que está impossibilitado de se articular como desejava. 

Esta situação pode ocorrer não apenas no âmbito profissional, mas também no dos trabalhos caseiros.

Entorses

Acontecem quando a pessoa torna-se teimosa e recusa-se interiormente a seguir uma direção que não lhe agrada, ou quando sente raiva por não poder mudar, de uma vez, determinada situação que a arrasta para caminhos contrários ao que deseja. Significa, também, rigidez de pensamento e confusão mental: a pessoa pensa em muitas coisas ao mesmo tempo, atordoando-se e causando o desequilíbrio, literalmente falando.

Ao se aperceber desse seu estado de espírito, reaja em sentido inverso: acalme-se e pense cuidadosamente na decisão a ser tomada com referência àquilo que o perturba. Assim você evitará surpresas desagradáveis, com tombos ou entorses.

O segredo para não torcer as articulações está na concentração dos pensamentos numa só direção e na desaceleração da ansiedade e do pensamento.

Hérnia de disco

Significa que a pessoa está profundamente indecisa quanto à sua vida. Sente-se totalmente desamparada e seus pensamentos a deprimem, pois impossibilitam que ela encontre saída para essa situação. A hérnia de disco é a forma de impedir a articulação da coluna. 

Ela mostra, simbolicamente, o quanto a pessoa se sente ”amarrada”, o quanto os movimentos estão presos e essa dificuldade é gerada porque a apoio necessário para a movimentação não é encontrado. Então, simbolicamente, isso ocorre quando a pessoa não recebe apoio de alguém, no momento em que mais precisa.

Inflamação (-ite)

Para sua melhor compreensão quanto à análise de determinadas doenças, saiba que todas aquelas que terminam em ”ite” significam inflamação: artrite, tendinite, etc.

A ira constante, a raiva acumulada, o nervosismo contido, geram atrito interno, febre e inflamações que serão somatizadas em seguida. Mas se os sentimentos forem desabafados e retirados completamente do coração, a inflamação não acontecerá, ou será eliminada conforme o grau de sua compreensão e de seu perdão.

Joelhos

Simbolizam suas atitudes para com você mesmo, no presente. Eles deveriam equilibrar o seu passado (coxas) com o seu futuro (pernas).

Pessoas que não conseguem aceitar opiniões alheias, e agem como crianças para defender seu espaço, mostram que precisam amadurecer mais para poder compreender novas formas de se defender contra aqueles que se lhe opõem. Faltar com respeito para consigo mesmo deixando de realizar seus objetivos ou suportando todas as contrariedades, domésticas ou profissionais, também não é uma maneira correta de comunicar-se. 

A anulação pessoal só acontece quando a pessoa não conhece outros meios de se expressar e acredita que já tentou de tudo para mudar uma situação desagradável que a aflige. Se você se sente ferido em seus sentimentos e em seu orgulho porque está fazendo coisas que contrariam seu verdadeiro modo de ser, se está se desrespeitando ao forçar uma situação por não saber como corrigi-la e vive com o coração repleto de críticas e desapontamentos, saiba que seus meniscos, ligamentos e ossos do joelho serão afetados. Eles irão inflamar e poderá até ocorrer estiramento ou rompimento dos ligamentos, mesmo que seja provocado por algum acidente. Nós somos conduzidos, cegamente, pelo nosso inconsciente, para o bem ou para o mal, conforme o que acreditamos ou pensamos constantemente.

As pessoas que não se dobram aos outros e teimam em sustentar as suas opiniões acabam somatizando um joelho que não dobra, que não flexiona e é extremamente dolorido.

A análise de nossa conduta mais secreta é, realmente, um trabalho difícil que requer sinceridade e lealdade com relação a nós mesmos. Para revertermos o quadro de doenças, dores, etc., para a saúde e a felicidade, devemos reconhecer nossas emoções diárias e não somente nossos pensamentos, para que possamos trabalhar na mudança do nosso interior.

Ombros

Simbolizam tudo que carregamos de responsabilidade e qualquer inflamação nessa área significa que os nossos superiores, ou as pessoas que exercem alguma autoridade sobre nós, não estão reconhecendo o nosso esforço, não elogiam nosso trabalho, tomam para si idéias nossas, criam conflitos desnecessários, não colaboram conosco e, ainda, negam que estejam nos causando tjualquer infortúnio. Isso gera uma tal ira que chegamos a desejar golpeá-los inconscientemente. Às vezes, poderemos até assumir esse desejo pelas evidências do atrito.

A bursite é exatamente a inflamação das bolsas responsáveis pela articulação do ombro. Ela simboliza a prisão interna e conflitante do seu coração que está relacionada a algum superior. Uma vez que os ombros são responsáveis pelas tarefas e serviços de nossa vida, tudo aquilo que visar o bloqueio dos movimentos em nosso trabalho causará uma somatização, mostrando a amargura por não podermos desenvolver as idéias, a criatividade e o desempenho ideais.

Questione-se sinceramente a respeito disto e descubra se esse trabalho é realmente impoo seu desenvolvimento profissional e pessoal. Ajude seu inconsciente a compreender que alguma coisa deve ser mudada, tanto em sua conduta quanto na forma de expressar o seu serviço. Acreditar que os outros têm o poder de nos atar em nosso caminho é acreditar que somos mecânicos e que nosso conhecimento é limitado. Se a responsabilidade de cuidar da família faz você se sentir acorrentado, então está na hora de reformular e parar de assumir responsabilidades que não são suas. 

Dividir o trabalho e reeducar os entes do nosso convívio requer sabedoria, força de vontade, desprendimento, diálogos e fibra para, com amor, colocar cada um em seu devido lugar. Nós somos responsáveis pela carga que levamos em nossas costas, portanto, livre-se dela sem transtornos e reconhecendo que só conseguimos ajudar verdadeiramente as pessoas quando deixamos que elas conheçam seu potencial através do trabalho e cuidando de suas vidas.

Se seus ombros estão inclinados para frente é porque estão se sentindo sobrecarregados e vítimas da fatalidade. Solte-se plenamente e acredite que, da mesma forma que você conheceu seu potencial, assim outras pessoas — pais, filhos, marido, esposa, etc. — também necessitam exercitar-se a fim de desenvolverem suas capacidades. Incentive-os positivamente mostrando-lhes as qualidades que possuem, mas que ignoram.

Quanto mais esperança você tiver, mais seus ombros se corrigirão.

Pulsos

É sinônimo de frustração porque, no momento em que você mais precisou provar os seus conhecimentos, não conseguiu manejar satisfatoriamente as suas experiências. Quando a pessoa acredita que domina o que aprendeu, mas, em determinadas situações, sentese perdida e encurralada, os seus pulsos passam a doer.
Sabemos que existe a síndrome dos digitadores (em informática), que é associada ao tipo de trabalho que exercem. Mas, na verdade, os sintomas só acontecem quando estes profissionais tentam mostrar o melhor de suas possibilidades profissionais, mesmo sem ter muita experiência. Muitas vezes estas pessoas vêem a atividade que desempenham apenas como um meio de sobrevivência que não traduz as suas verdadeiras expectativas para a realização profissional. com isso acabam dificultando o manejo das experiências em sua mente.

Se precisarmos camuflar a nossa personalidade para causar boa impressão, seremos obrigados a arcar com atitudes que não podemos sustentar por muito tempo. Os pulsos apenas avisam que precisamos confiar em nossos conhecimentos e assumi-los, com modéstia e eficiência.

Portanto se você se encontra em quaisquer dessas situações, procure ser mais flexível consigo mesmo. Aceite as mudanças que a vida lhe oferece, pois é através delas que encontramos respostas para muitas dúvidas do passado. Ignore o seu ego. Afinal, onde está escrito que você tem que acertar sempre? 

Nós estamos no mundo para aprender e é por isso que erramos. Se o caminho que você está seguindo não lhe agrada é porque, no passado, também hesitou em mudar. Veja se vale a pena continuar: analise as vantagens e desvantagens dessa situação e passe a expressar o que você sente. Encare tranqüilo as mudanças, já que elas só aparecem para trazer mais conhecimentos. Viva sua vida como você gosta, mas vá com calma buscar sua liberdade de pensamento. Agradeça tudo e a todos, profundamente, e seja mais dócil e flexível.

Tornozelos

Tornozelos com problemas mostram que a pessoa não está conseguindo seguir seu caminho com convicção, que se sente impedida de agir e torna-se inflexível a ponto de provocar vários entorses ou rompimento de ligamentos.

Tornozelos inchados significam que o fluxo dos seus pensamentos está bloqueado por medo ou ira contra os opositores.

Procure ser mais natural em suas atitudes e esqueça os descontentamentos. Procure falar calma e abertamente sobre seus sentimentos reprimidos com aqueles que seu coração acha serem responsáveis pelos seus bloqueios. Harmonize-se e encontre o ponto de equilíbrio entre seus relacionamentos. (Ler Entorse)

Fonte: Linguagem do Corpo Cristina Cairo

21 de maio de 2017

O que é Reiki


Ansiedade e depressão

A ansiedade, bem como a depressão estão cada dia mais presente no nosso dia a dia e seus transtornos podem causar sintomas físicos e emocionais. O problema precisa ser tratado para evitar danos maiores, vindo a se tornar, por exemplo, um problema físico.  Muitas vezes são de origem genética, ou pode ser resultado conflitos internos ou mudanças traumáticas na vida da pessoa. 

Insegurança, medos desconhecidos, agitação, suor frio, cansaço, falta de energia, taquicardia, sensação paralisante, tristeza,  angústia sem causa definida são alguns dos sintomas destes transtornos. 

São doenças psíquicas cujos tratamentos são pautados em remédios ansiolíticos, que focam apenas nos sintomas físicos e não na origem do problema. 

Meditação, melhoria de hábitos alimentares e terapias alternativas podem amenizar e curar o problema, sendo que existem algumas formas de controlar o problema sem remédio, sendo elas:

Atividade Física: Praticar atividades físicas irá promover a liberação de toxinas no organismo e a ativação de serotonina que é um neurotransmissor que atua no cérebro, regulando o humor, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, a sensibilidade à dor, movimentos e promover o aumento das funções celebrais e intelectuais. O resultado é uma sensação de prazer promovida pelo relaxamento que a atividade física traz. É importante escolher uma atividade que te agrade, se não gosta de correr, caminhe, caminhe em um lugar bonito. Se não gosta de musculação, faça danças, hidroginástica. Apenas não agrida seu corpo fazendo aquilo que ele não gosta. Seja gentil com seu corpo.
Terapia: Pode ser um psicoterapeuta,  um psicólogo ou um terapeuta holístico, o que a pessoa melhor sentir que possa ajudá-la. O que irá ajudar o paciente é seu grau de interação com a terapia, pois a cura encontra-se dentro de cada um de nós. Sendo assim, é importante estar envolvido e comprometido com sua "cura".
Tratamentos alternativos: uso de florais, yoga, reiki, acupuntura tem se mostrando excelentes auxiliares neste processo. Estes tratamento irão atuar nas dores físicas, mentais e emocionais e espirituais, restabelecendo o equilíbrio energético, trazendo tranquilidade, serenidade e  paz.