Pesquisar este blog

26 de maio de 2010

Terapia com Florais

Adoro as flores, amo florais e essa terapia é maravilhosa. Dr. Bach, o descobridor das essências florais nos diz:

"A vida não nos exige sacrifícios inatingíveis; ela nos pede que façamos nosso caminho com alegria no coração e que sejamos uma bênção para os que nos rodeiam, de forma que, se deixarmos o mundo apenas um pouquinho melhor do que era antes da nossa visita, teremos cumprido a nossa missão."




A terapia floral é um método holístico de tratamento e cura, ou seja, é uma terapia que busca equilibrar o indivíduo energeticamente, promovendo seu bem estar em todos os níveis: físico, mental, emocional e espiritual. Esta terapia utiliza essências de flores, onde são extraídas destas flores, sua “energia”.

As essências florais ajudam o indivíduo a desbloquear sentimentos e vivencias reprimidas, impedindo a somatização dos mesmos, ou seja, contribui para que os aspectos emocionais e mentais não criem, nem desenvolvam doenças físicas. A terapia com florais beneficia energeticamente o paciente, ajudando-o a compreender melhor o que se passa dentro de si, levando-o a experienciar novas formas de pensar, sentir e agir. É uma terapia para os sentimentos e não para cura de doenças físicas, apesar de que à medida que os bloqueios (causas) são dissolvidos, consequentemente a doença física desaparece.

A terapia com florais foi preconizada por Edward Bach que graduou-se em medicina e após observar a reação dos pacientes frente às enfermidades e como essas reações influenciam o curso das doenças, percebeu que tratamentos iguais, em pessoas com temperamentos ou experiências diferentes, surtiam efeitos diferenciados também. Com isso. Dr.Bach foi percebendo que medicamentos eficazes para alguns, surtiam pouco ou nenhum efeito em outros pacientes. Partindo deste princípio começou a perceber que pacientes com sentimentos e temperamentos similares se curavam com remédios similares.

Com o tempo o médico deixou a medicina tradicional de lado e começou a desenvolver suas próprias idéias sobre homeopatia e após alguns anos em busca de novos remédios descobriu as 38 essências florais, criando assim sua própria medicina que ajudaria as pessoas a curar doenças de origem emocional.
Dr. Bach classificou as doenças em sete características ou sete defeitos do homem, ou seja, a doença se origina, segundo Bach, em falhas encontradas na sua personalidade, sendo elas:
1.o orgulho- a rigidez mental gera rigidez do corpo
2.a crueldade – dor que se aprende através do sofrimento pessoal, físico ou mental
3.o ódio- solidão, temperamento violento incontrolado, perturbações mentais e histeria
4.o amor egoísta- traz doenças de introspecção, neurose, neurastenia e semelhantes
5.a ignorância- gera problemas de visão, miopia, problemas de audição.
6.a instabilidade mental- desordens que afetam os movimentos e a coordenação motora
7.e a ambição – doenças que tornam o individuo escravo do corpo, com desejos e ambições refreadas pela doença.
Há de se considerar ainda a parte do corpo afetada de acordo com a Lei de causa e efeito segundo o autor:
•Doença do coração: amor à humanidade não esta sendo desenvolvido ou sendo erroneamente utilizado.
•Mãos: falhas e erros nas ações.
•Cérebro: falta de controle da personalidade
O caminho para o equilíbrio emocional consiste em desenvolver virtudes opostas às estabelecidas como causa das doenças, sendo assim, a que se desenvolver:
HUMILDADE – ALTRUÍSMO – COMPAIXAO – AMOR INCONDICIONAL – SABEDORIA – CERTEZA – FÉ

Segundo Bach a doença será debelada após a compreensão da divindade que existe dentro de cada indivíduo, a compreensão da causa básica de que a doença que é a desarmonia entre a personalidade e alma do indivíduo. Para que a cura se processe faz-se necessário ainda a boa vontade para descobrir as causas e finalmente a postura mental e decisória de desenvolver virtudes opostas das quais está vivendo, e isso é possível através da utilização dos florais. Os florais irão equilibrar as emoções, fortalecendo o corpo físico e mental.

Os florais são divididos em 07 categorias, cuja representação incide sobre os conflitos fundamentais que nos impedem de sermos felizes e verdadeiros com nós mesmos:
1- Para os que tem medo:
ROCK ROSE/MIMULUS/CHERRY PLUM/ASPEN/RED CHESTNUT
2- Para os inseguros:
CERATO/SCLERANTUS/GENSIAN/GORSE/HORN BEAN/WILD OAT
3- Para os desinteressados pelas circunstâncias atuais:
CLEMATIS/HONEY SUCKLE/WILD ROSE/WHITE CHESTNUT/ OLIVE/MUSTARD
4- Para os que estão na solidão:
WATER VIOLET/IMPATIENS/HEATHER
5- Para os que sentem sensibilidade excessiva a influencias e opiniões alheias:
AGRIMONY CENTAURY/WALNUT/ HOLLY
6- Para os desesperados e abatidos:
LARCH/PINE/ELM/SWEET CHESTNUT/STAR OF BETHLEHEN/WILLOW/OAK/CRABB APPLE
7- Para os que tem preocupações excessivas com o bem estar dos outros:
CHICORY/VERVAIN/VINE/BEECH/ROCK WATER

Bach criou ainda um composto floral de emergência – o "Rescue remedy" para situações de emergência, de crise ou grande desespero. Trata-se de um composto que atua em situações emergenciais, que resgata o equilíbrio de nossa consciência que saiu de seu eixo devido a algum trauma ou situação complexa que estejamos vivenciando, restaurando nosso equilíbrio energético para que fiquemos mais centrados e mais fortes, mesmo que as situações estejam sendo difíceis e complexas.

Os florais de Bach tratam do estado de ânimo e do temperamento de uma pessoa, possui ação benéfica e não causa dependência, podendo ser administrado inclusive para crianças, animais e plantas.

Beneficie-se você também, dessa maravilhosa terapia!!!!

Deise Maia

25 de maio de 2010

CHIICO XAVIER


Um homem que viveu como exemplo real de tudo aquilo que transmitiu em suas mensagens...
Aqui estão algumas palavras de sua experiência pessoal em várias circunstâncias de sua vida. São para nós exemplos de conduta e inspiração...

“Cristo não nos pediu muitas coisas, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizesse grandes sacrifícios. Ele só pediu que amássemos uns aos outros”

“Nenhuma atividade no bem é insignificante... As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes. A repercussão da prática do bem é inimaginável. Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.”

“Os espíritos amigos sempre mostram disposição de nos auxiliar, mas é preciso que, pelo menos, lhe ofereçamos uma base ....” Muitos ficam na expectativa do socorro do Alto, mas não querem nada com o esforço da renovação; querem que os espíritos se intrometam na sua vida e resolvam seus problemas. Ora, nem Jesus Cristo, quando veio à Terra, não se propôs resolver o problema particular  de alguém... Ele se limitou a nos ensinar o caminho, que necessitamos palmilhar por nós mesmos. Nunca quis mudar a religião de ninguém, porque, positivamente, não acredito que a religião a  seja melhor que a religião b... Nas origens de toda religião cristã está o Pensamento de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Quem seguir o Amor...

Se Allan Kardec tivesse escrito que “fora do Espiritismo não há salvação”, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu  “Fora da Caridade”, ou seja,   fora do Amor não há salvação...”

Devemos orar pelos políticos, pelos administradores da vida pública. A tentação do poder é muito grande. Eu não gostaria de estar no lugar  de nenhum deles. A omissão de quem pode                  e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na  Vida Espiritual...”

“O desespero é uma doença.    E um povo desesperado,lesado por dificuldades enormes, pode enlouquecer, como qualquer indivíduo.     Ele pode perder o seu  próprio discernimento.
Isso é lamentável,   mas pode-se dizer que tudo decorre da ausência de   educação, principalmente de formação religiosa.”

“Sem Deus no coração, as futuras gerações colocarão em risco a Vida no planeta.    Por maior seja o avanço tecnológico da Humanidade, impossível que o homem viva   em paz sem que a idéia de Deus o inspire  em suas decisões e suas escolhas.” Devemos fazer tudo para evitar uma guerra, que viria sem dúvida, ser um atraso na marcha progressiva da Humanidade. Quando surge uma guerra de proporções maiores, quase tudo se desmantela e, praticamente, tem que ser reiniciado....”

“Gente há que desencarna imaginando que as portas do Mundo Espiritual irão se lhes escancarar...       Ledo engano! Ninguém quer saber o que fomos, o que possuíamos, que cargo ocupávamos no mundo; o que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar em si mesmo...” “Sem a idéia da reencarnação, sinceramente, com todo respeito às demais religiões, eu não vejo uma explicação sensata, inclusive,    para a existência de Deus.”

Uma das coisas que sempre aprendi com os Benfeitores Espirituais é não tolher o livre arbítrio de ninguém; os que viveram na minha companhia sempre tiveram a liberdade para fazer o que quiseram...” Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade,   se sentem humilhadas...  Ora, nós   não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas...Somos espíritos altamente endividados - dentro de nós o passado ainda fala mais alto... Não podemos ser tão suscetíveis assim...

“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas,  eu não teria saído do lugar...  As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”
Emmanuel sempre me ensinou assim: -“Chico,se as críticas dirigidas a você são verdadeiras,          não reclame; se não são,     não ligue para elas...” “Graças a Deus, não me lembro de ter revidado a menor ofensa das inúmeras que sofri, certamente objetivando, todas elas, o meu aprendizado, e não me recordo de que tenha, conscientemente, magoado a quem quer que fosse...”  “Emmanuel sempre me disse:    - Chico,   quando você não tiver uma palavra que auxilie,      procure não abrir a boca...”

“Sabemos que precisamos de certos recursos, mas o Senhor não nos ensinou  a pedir o pão, mais dois carros,    mais um avião...Não precisamos de tanta coisa para colocar tanta carga em cima de nós. Podemos ser chamados hoje à Vida Espiritual...” “Tudo que criamos para nós,    de que não temos necessidade,          se transforma em angústia,     em depressão...”

“A doença é uma espécie de escoadouro de nossas imperfeições; inconscientemente, o espírito quer jogar para fora o que lhe seja estranho ao próprio psiquismo...” Na realidade, toda doença no corpo            é processo de cura           para a alma...”

“Abençoemos aqueles que se preocupam conosco, aqueles que nos amam, que nos atendem nas nossas necessidades, nos momentos de dor, de dúvida, de desespero...           Valorizemos aquele que nos socorre, que se interessa  por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber    como estamos indo... A amizade é uma dádiva de Deus ..
Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar solidão!”

“A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma.   Quando os espíritos nos  recomendam, com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução; não se trata apenas de uma indicação ética, mas de profundo significado filosófico...” “Tudo o que pudermos fazer no bem,     não devemos adiar... Carecemos somar esforços, criando, digamos,             uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal... Ninguém tem o direito de se omitir”

“Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer     que seja.” “O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata,    longe ou perto de nós... Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.”

Sempre recebi os elogios como incentivos dos amigos para que eu venha a ser o que tenho consciência de que ainda     não sou...” Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!...”

“A gente deve lutar contra o comodismo e a ociosidade; caso contrário, vamos retornar ao Mundo Espiritual com enorme sensação de vazio...                  Dizem que eu tenho feito muito, mas, para mim, não fiz um décimo                  do que deveria ter feito...” “A questão mais aflitiva para o espírito no Além      é a consciência do tempo perdido.”

“Confesso a vocês que não vi o tempo correr... Por mais longa nos pareça, a existência na Terra é uma experiência muito curta. A única coisa que espero depois da minha desencarnação é a possibilidade de poder continuar trabalhando.”

“Devemos aceitar a chegada da chamada morte, assim como o dia aceita a chegada da noite – tendo confiança que, em breve,de novo há de raiar o sol...”
“Tudo tem seu apogeu e seu declínio...      É natural que seja assim; todavia, quando      tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante   e bela!... Novas folhas, novas flores,      na indefinida bênção do recomeço!...”

Textos do Livro: “O Evangelho de Chico Xavier” Carlos A. Baccelli