Pesquisar este blog

22 de abril de 2015

O valor terapêutico das Mandalas


Muitas pessoas utilizam as mandalas para a meditação ou para a contemplação. Outras, as utilizam para fins terapêuticos e de bem-estar. Algumas pessoas colorem e pintam mandalas para poderem se "centrarem" ou apenas para "esvaziarem suas cabeças", ou melhor, suas mentes "tão falantes".


Como falamos anteriormente, o psicólogo Jung incitava seus pacientes à desenharem mandalas para se ligarem à seus subconscientes e, dessa forma, poderem encontrar uma solução para os problemas ou dificuldades que vinham enfrentando.
Hoje em dia, a Mandala popularizou-se e é mais conhecida no mundo inteiro. É possível encontrar um grande número de psicólogos, terapeutas, arteterapeutas etc e mesmo instituições médicas que utilisam a mandala de maneira terapêutica - à acompanharem e ajudarem seus pacientes.


O ato de desenhar, pintar e colorir uma mandala com a intenção de "trabalhar" problemas pessoais, psicológicos ou espirituais permete que o corpo e a alma entrem em equílibrio com as necessidades mais profundas e as intenções mais nobres do indivíduo de forma homôgenea.
O stress e o rítmo de vida atual conduz o homem à uma deconexão de si mesmo e à uma separação do corpo, do mental e do espírito. Trabalhar com mandalas favorece essa reconexão de maneira que o indivíduo se sinta completo e íntegro - ligado à Natureza, à Vida, ao mundo que o envolve. Em vários casos, a pessoa que trabalha a mandala sente-se conectado à algo superior, maior que si e de grande profundidade: à Deus, ao Grande Espírito, à "Fonte" - à sua pura Essência (à algo Maior que ela independentemente do nome que deseja dar à esse sentimento, à essa conexao).
O trabalho com mandalas encoraja os estados emocionais e mentais positivos e por isso, cada vez mais as mandalas têm sido usadas em tratamentos terapêuticos com crianças com câncer e doenças degenerativas. Além disso, esse estado positivo permite que as crianças se sintam mais à vontade e vejam na atividade de colorir as mandalas, uma nova forma de brincar e de superar o sofrimento que vêm enfrentando.
A atividade artística ligada à mandala alivia o stress, o medo e a dúvida do paciente e facilita o processo de bem-estar - e em alguns casos, de cura - no tratamento de vários casos clínicos. O que é válido para as crianças com câncer também é, de certa forma, válido para os adultos e pacientes que sofrem com outras doenças.
Mas o uso da mandala num trabalho terapêutico não precisa estar ligado à nenhum doença - seja ela grave ou não - ou à um problema psicológico particular. A mandala pode ser utilizada com um meio de se equilibrar, se desestressar, encontrar um pouco de paz após um dia cansativo de trabalho ou ainda, permitir um estado de relaxamento diante de situações perturbadores ou de grande ansiedade, como um Vestibular, por exemplo.
A Mandala é um caminho de auto-conhecimento.
A Mandala é uma maneira de organisar o nosso interior, de colocar para fora o fardo que muitas vezes carregamos diariamente e que não nos permite ver a realidade de forma clara ou centralizar-se no que é preciso.

A Mandala representa o sagrado, o primordial, o infinito e ela busca 
tudo isso em nós.




Atenção: Nunca é demais dizer! A mandala é "tudo de bom" mas ela sozinha não faz milagres. Alguns casos médicos e psicológicos precisam do acompanhamento de um profissional qualificado e a utilização da mandala nesses casos funciona como um suporte onde a pessoa poderá encontrar um alívio, um apoio, um bem-estar para o momento que está vivendo. Eu dou um exemplo simples: você quer emagrecer, faça um bom regime (e/ou procure um profissional que possa te orientar neste caso) e pinte o máximo de mandalas que puder! Ou seja, procure uma dieta equilibrada e que respeite teu organismo e no momento que "bater a fome" ou a ansiedade, vá colorir uma mandala. A mandala sozinha não vai te emagrecer mas o seu comprometimento com o regime e com a decisão de perder alguns quilos (independente da razão pela qual você deseja) e o trabalho da mandala juntos formam uma excelente parceria para que o objetivo sejá alcançado. E isso é válido para tudo!


Disponível em: http://tempodemandala.canalblog.com/archives/2013/10/30/28312025.html