Pesquisar este blog

13 de abril de 2012

Oração de Cura

“Em verdade vos declaro: todo aquele que disser a este monte ‘Levanta-te e lança-te no mar’; e não duvidar em seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, obterá esse milagre. Por isso vos digo: tudo o que pedirdes em oração, crede que o tendes recebido, e vos será dado.” (Mc 11,23-24).

PRIMEIRO PASSO: TUDO O QUE PEDIRDES EM ORAÇÃO:
‘Pai Santo, de acordo com a palavra de Jesus, em nome de Jesus pedimos que sejam imediatamente eliminadas de...... todas as enfermidades e suas causas sem deixarem seqüelas e que neste momento..... seja totalmente restabelecida em sua plena saúde.” (repetir 10 vezes).

SEGUNDO PASSO: CREDE QUE O RECEBESTES:
“Pai Santo, de acordo com a palavra de Jesus, em nome de Jesus e apesar de todas as aparências, cremos que neste momento estão sendo eliminadas de....... todas as enfermidades e suas causas sem deixarem seqüelas, e que neste momento...... está sendo totalmente restabelecida em sua plena saúde.” (repetir 10 vezes).

TERCEIRO PASSO: E VOS SERÁ DADO:
“Pai Santo, de acordo com a palavra de Jesus, em nome de Jesus nós vos damos graças porque neste momento são eliminadas de ...... todas as enfermidades e suas causas sem deixarem seqüelas, e..... é totalmente restabelecida em sua plena saúde. Que se manifeste agora no mundo físico este milagre que vós nos concedestes em virtude da promessa de Jesus. Muito obrigado. Amém.” (repetir 10 vezes).

Autor: Dom Cipriano Chagas, OSB

*Esta oração é de autoria de Dom Cipriano Chagas, OSB - Comunidade Emanuel, e só poderá ser utilizada com o devido crédito do autor, fonte, e menção à Comunidade Emanuel e ao seu endereço na internet www.comunidadeemanuel.org.br.

Terapia com Florais


Adoro as flores, amo florais e essa terapia é maravilhosa. Dr. Bach, o descobridor das essências florais nos diz:
"A vida não nos exige sacrifícios inatingíveis; ela nos pede que façamos nosso caminho com alegria no coração e que sejamos uma bênção para os que nos rodeiam, de forma que, se deixarmos o mundo apenas um pouquinho melhor do que era antes da nossa visita, teremos cumprido a nossa missão."
A terapia floral é um método holístico de tratamento e cura, ou seja, é uma terapia que busca equilibrar o indivíduo energeticamente, promovendo seu bem estar em todos os níveis: físico, mental, emocional e espiritual. Esta terapia utiliza essências de flores, onde são extraídas destas flores, sua “energia”.
As essências florais ajudam o indivíduo a desbloquear sentimentos e vivencias reprimidas, impedindo a somatização dos mesmos, ou seja, contribui para que os aspectos emocionais e mentais não criem, nem desenvolvam doenças físicas. A terapia com florais beneficia energeticamente o paciente, ajudando-o a compreender melhor o que se passa dentro de si, levando-o a experienciar novas formas de pensar, sentir e agir. É uma terapia para os sentimentos e não para cura de doenças físicas, apesar de que à medida que os bloqueios (causas) são dissolvidos, consequentemente a doença física desaparece.

A terapia com florais foi preconizada por Edward Bach que graduou-se em medicina e após observar a reação dos pacientes frente às enfermidades e como essas reações influenciam o curso das doenças, percebeu que tratamentos iguais, em pessoas com temperamentos ou experiências diferentes, surtiam efeitos diferenciados também. Com isso. Dr.Bach foi percebendo que medicamentos eficazes para alguns, surtiam pouco ou nenhum efeito em outros pacientes. Partindo deste princípio começou a perceber que pacientes com sentimentos e temperamentos similares se curavam com remédios similares.
Com o tempo o médico deixou a medicina tradicional de lado e começou a desenvolver suas próprias idéias sobre homeopatia e após alguns anos em busca de novos remédios descobriu as 38 essências florais, criando assim sua própria medicina que ajudaria as pessoas a curar doenças de origem emocional.

Dr. Bach classificou as doenças em sete características ou sete defeitos do homem, ou seja, a doença se origina, segundo Bach, em falhas encontradas na sua personalidade, sendo elas:
1.o orgulho- a rigidez mental gera rigidez do corpo
2.a crueldade – dor que se aprende através do sofrimento pessoal, físico ou mental
3.o ódio- solidão, temperamento violento incontrolado, perturbações mentais e histeria
4.o amor egoísta- traz doenças de introspecção, neurose, neurastenia e semelhantes
5.a ignorância- gera problemas de visão, miopia, problemas de audição.
6.a instabilidade mental- desordens que afetam os movimentos e a coordenação motora
7.e a ambição – doenças que tornam o individuo escravo do corpo, com desejos e ambições refreadas pela doença.
Há de se considerar ainda a parte do corpo afetada de acordo com a Lei de causa e efeito segundo o autor:
•Doença do coração: amor à humanidade não esta sendo desenvolvido ou sendo erroneamente utilizado.
•Mãos: falhas e erros nas ações.
•Cérebro: falta de controle da personalidade
O caminho para o equilíbrio emocional consiste em desenvolver virtudes opostas às estabelecidas como causa das doenças, sendo assim, a que se desenvolver:
HUMILDADE – ALTRUÍSMO – COMPAIXAO – AMOR INCONDICIONAL – SABEDORIA – CERTEZA – FÉ

Segundo Bach a doença será debelada após a compreensão da divindade que existe dentro de cada indivíduo, a compreensão da causa básica de que a doença que é a desarmonia entre a personalidade e alma do indivíduo. Para que a cura se processe faz-se necessário ainda a boa vontade para descobrir as causas e finalmente a postura mental e decisória de desenvolver virtudes opostas das quais está vivendo, e isso é possível através da utilização dos florais. Os florais irão equilibrar as emoções, fortalecendo o corpo físico e mental.

Os florais são divididos em 07 categorias, cuja representação incide sobre os conflitos fundamentais que nos impedem de sermos felizes e verdadeiros com nós mesmos:
1- Para os que tem medo:
ROCK ROSE/MIMULUS/CHERRY PLUM/ASPEN/RED CHESTNUT
2- Para os inseguros:
CERATO/SCLERANTUS/GENSIAN/GORSE/HORN BEAN/WILD OAT
3- Para os desinteressados pelas circunstâncias atuais:
CLEMATIS/HONEY SUCKLE/WILD ROSE/WHITE CHESTNUT/ OLIVE/MUSTARD
4- Para os que estão na solidão:
WATER VIOLET/IMPATIENS/HEATHER
5- Para os que sentem sensibilidade excessiva a influencias e opiniões alheias:
AGRIMONY CENTAURY/WALNUT/ HOLLY
6- Para os desesperados e abatidos:
LARCH/PINE/ELM/SWEET CHESTNUT/STAR OF BETHLEHEN/WILLOW/OAK/CRABB APPLE
7- Para os que tem preocupações excessivas com o bem estar dos outros:
CHICORY/VERVAIN/VINE/BEECH/ROCK WATER

Bach criou ainda um composto floral de emergência – o "Rescue remedy" para situações de emergência, de crise ou grande desespero. Trata-se de um composto que atua em situações emergenciais, que resgata o equilíbrio de nossa consciência que saiu de seu eixo devido a algum trauma ou situação complexa que estejamos vivenciando, restaurando nosso equilíbrio energético para que fiquemos mais centrados e mais fortes, mesmo que as situações estejam sendo difíceis e complexas.

Os florais de Bach tratam do estado de ânimo e do temperamento de uma pessoa, possui ação benéfica e não causa dependência, podendo ser administrado inclusive para crianças, animais e plantas.

Beneficie-se você também, dessa maravilhosa terapia!!!!

Deise Maia

BORBOLETAS

Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de
se decepcionar é grande.

As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.

Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.

As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas, mas cuidar do seu jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!


Mário Quintana

Oração para conseguir um trabalho



Muitas pessoas que enfrentam o desemprego e se veem passando por dificuldades acabam perdendo a esperança e o mais triste, acabam perdendo a fé. 

O primeiro passo para conseguir um trabalho é a convicção - a fé, a crença no amor de Deus.  Jesus disse: "Tudo que pedires ao pai, em oração com fé, alcançareis" 

Tenha em mente que deseja ser útil e beneficiar outras pessoas, porque se você existe aqui neste mundo é porque existe um local adequado para você.

Faça com fé esta oração e creia firmemente que um local de trabalho apropriado está sendo providenciado e sendo encaminhado para você....

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ó Mãe amável
Nossa Senhora do Trabalho
Prostrado aos Vossos pés
Suplico-Vos humildemente
Olhai com bondade para este desempregado (diga seu nome ou o nome da pessoa que está desempregada)


Minha situação é tão difícil
Não sei mais a quem recorrer
Tudo é insegurança, escuridão ao meu redor
Por isso estou em busca de uma luz


Sei que posso encontrá-la
Batendo a porta de Vosso coração
Quem recorre a Vós não fica de mãos vazias
Desprotegido
Pois sinto que encontro segurança em Vossas mãos
Sob o Vosso olhar de ternura
Obrigado por Vosso manto protetor
Aceitai portanto
O meu apelo
Concedendo-me a graça de um emprego
Preciso trabalhar!

Prometo-Vos que o meu coração
Estará sempre aberto àqueles que precisarem da minha ajuda


Muito obrigado
Ó Mãe do Divino Trabalhador
Por ouvirdes minha oração.
Amém 

12 de abril de 2012

Oração a "Nossa Senhora Desatadora dos Nós"

Virgem Maria, Mãe do belo amor, 
Mãe que jamais deixa de vir 
em socorro a um filho aflito, 
Mãe cujas mãos não param nunca 
de servir seus amados filhos, 
pois são movidas pelo amor divino 
e a imensa misericórdia 
que existem em teu coração, 
volta o teu olhar compassivo sobre mim 
e vê o emaranhado de nós 
que há em minha vida. 
Tu bem conheces o meu desespero, 
a minha dor e o quanto estou amarrado 
por causa destes nós. 
Maria, Mãe que Deus 
encarregou de desatar os nós 
da vida dos seus filhos, 
confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos. 
Ninguém, nem mesmo o maligno 
poderá tirá-la do teu precioso amparo. 
Em tuas mãos não há nó 
que não poderá ser desfeito. 
Mãe poderosa, por tua graça 
e teu poder intercessor 
junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus, 
recebe hoje em tuas mãos este nó......... 
Peço-te que o desates para a glória de Deus, 
e por todo o sempre. 
Vós sois a minha esperança. 
Ó Senhora minha, 
sois a minha única consolação dada por Deus, 
a fortaleza das minhas débeis forças, 
a riqueza das minhas misérias, a liberdade, 
com Cristo, das minhas cadeias. 
Ouve minha súplica. 
Guarda-me, guia-me, 
protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, 
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, 
Advogada dos pecadores, 
refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, 
Virgem Santíssima, 
cheia de poder e de bondade, 
lançai sobre nós um olhar favorável, 
para que sejamos socorridos por vós, 
em todas as necessidades em que nos acharmos. 
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, 
que nunca se ouviu dizer 
que algum daqueles que têm a vós recorrido, 
invocado vosso santíssimo nome 
e implorado a vossa singular protecção, 
fosse por vós abandonado. 
Animados com esta confiança, 
a vós recorremos. 
Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe, 
nossa protectora, consolação e guia, 
esperança e luz na hora da morte. 
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos 
e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. 
Preservai-nos de todos os perigos 
da alma e do corpo; 
dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais. 
Livrai-nos da tentação do demónio, 
para que, trilhando o caminho da virtude, 
possamos um dia ver-vos e amar-vos 
na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amem.

Oração a Nossa Senhora do Bom Parto

Ó Maria Santíssima, vós,
por um privilégio especial de Deus,
fostes isenta da mancha do pecado original,
e devido a este privilégio
não sofrestes os incómodos da maternidade,
nem ao tempo da gravidez e nem no parto;
mas compreendeis perfeitamente
as angústias e aflições das pobres mães
que esperam um filho,
especialmente nas incertezas do sucesso
ou insucesso do parto.
Olhai para mim, vossa serva,
que na aproximação do parto,
sofro angústias e incertezas.
Dai-me a graça de ter um parto feliz.
Fazei que meu bebé nasça com saúde,
forte e perfeito. 

Atenda ao meu pedido: (FAZER O PEDIDO). 

Eu vos prometo orientar meu filho
sempre pelo caminho certo,
o caminho que o vosso Filho, Jesus,
traçou para todos os homens,
o caminho do bem.
Virgem, Mãe do Menino Jesus,
agora me sinto mais calma
e mais tranquila porque já sinto
a vossa maternal protecção.
Nossa Senhora do Bom Parto,
rogai por mim!
Amem. 

Rezar 1 Pai Nosso e 1 Ave Maria. 

ORAÇÃO DE PROTEÇÃO

Essa oração deve ser proferida à entrada do estabelecimento ou casa.

Senhor Jesus Cristo, eu (nome completo), coloco a minha casa, a minha família (pronunciar o nome de cada familiar), todos os que moram e convivem comigo, sob a proteção do vosso sangue precioso.

Protegei esta (casa, empresa, escola,veículo etc) de assaltos, incêndios, violências, calúnias, difamações, ,maldições, pragas, pobreza, mal olhado e todo mal.

Qualquer pessoa que tenha má intenção, não consiga se aproximar ou permanecer nessa (casa, empresa, escola, veículo, etc) e nem passe por essa porta onde entronizo essa oração.

E assim, como lemos no livro do Êxodo, capítulo 12 (quando o Senhor protegeu a casa dos israelitas), que minha (casa, escola, empresa, veículo, etc) por meio desta poderosa oração de proteção, seja marcada com o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, o ser mais poderoso, que já encarnou nessa planeta, e livre de todos os flagelos que possam assolar a vida humana.

Invoco a intercessão especial da Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo, confirmando esta oração.

Enfim esta porta e toda a minha (casa, escola, empresa, veículo, etc) sejam seladas, marcadas e protegidas no sangue libertador de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que assim seja, assim já o é!

Amém.

RELACIONAMENTOS

POR ARNALDO JABOUR

Sempre acho que namoro, casamento, romance tem começo, meio e fim. Como tudo na vida.
Detesto quando escuto aquela conversa:
- 'Ah,terminei o namoro...
- 'Nossa,quanto tempo?'
... - 'Cinco anos... Mas não deu certo...acabou'
- É não deu...?
Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou.
E o bom da vida é que você pode ter vários amores.
Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.
Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro?
E não temos esta coisa completa.
Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama.
Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel.
Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador.
Às vezes ela é malhada, mas não é sensível.
Tudo nós não temos.
Perceba qual o aspecto que é mais importante e invista nele.
Pele é um bicho traiçoeiro.
Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico; que é uma delícia.
E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona...
Acho que o beijo é importante...e se o beijo bate... se joga... se não bate...mais um Martini, por favor... e vá dar uma volta.
Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra.
O outro tem o direito de não te querer.
Não lute, não ligue, não dê pití.
Se a pessoa tá com dúvida, problema dela, cabe a você esperar ou não.
Existe gente que precisa da ausência para querer a presença.
O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta.
Nada de drama.
Que graça tem alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família?
O legal é alguém que está com você por você.
E vice versa.
Não fique com alguém por dó também.
Ou por medo da solidão.
Nascemos sós. Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado.
E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento.
Tem gente que pula de um romance para o outro.
Que medo é este de se ver só, na sua própria compania?
Gostar dói.
Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração. Faz parte.
Você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo
E nem sempre as coisas saem como você quer...
A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.
Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta.
Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível.
Na vida e no amor, não temos garantias.
E nem todo sexo bom é para namorar
Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar.
Nem todo beijo é para romancear.
Nem todo sexo bom é para descartar. Ou se apaixonar. Ou se culpar.
Enfim...quem disse que ser adulto é fácil?
FATO 

10 de abril de 2012

UM TANTO MAIS


Você guarda a impressão de haver esgotado o estoque de todos os seus recursos, em determinada tarefa de amor, mas se você perseverar um tanto mais no devotamento, ninguém pode prever os louros de luz que brilharão em seu passo.

Você está doente e pretende obter licenças de longo prazo, mas se você continuar um tanto mais em serviço, ninguém pode prever o tesouro de forças novas que lhe aparecerá no caminho.

Você encontrou imensas dificuldades no exercício das boas obras e anseia fugir delas, mas se você persistir um tanto mais na construção da beneficência, ninguém pode prever o triunfo que as suas horas recolherão, nas fontes vivas da caridade.

Você acredita que não pode tolerar o amigo importuno, o filho teimoso, o irmão inconsciente, a esposa inconstante ou o marido insensato, mas se você suportar um tanto mais a luta em família, ninguém pode prever a extensão do júbilo porvindouro em seu ninho doméstico.

Você supõe que o azar é o seu clima e chora na bica do desespero, mas se você cultivar um tanto mais de fidelidade às próprias obrigações, ninguém pode prever a amplitude do seu êxito, no amanhã que vem perto.

Você experimenta enorme cansaço e não quer dar ouvidos ao companheiro de longa conversa, mas se você esticar um tanto mais o seu sacrifício, ninguém pode prever os prodígios da colheita de bênçãos que surgirão dos seus breves minutos de gentileza.

Observe que você mesmo para realizar isso ou aquilo, exige incessantemente dos semelhantes um tanto mais de bondade, um tanto mais de cooperação, um tanto mais de tempo, um tanto mais de carinho...
O gênio é a paciência que não se acaba.

É justo que você deseje um tanto mais de felicidade, mas para isso, é necessário que você ajude um tanto mais a felicidade dos outros.
Repare você as lições da vida e compreenderá que a vitória no bem é sempre trabalhar conforme o dever e servir... um tanto mais.
*   *   *
O mestre da antiguidade, Confúcio, elaborando ideias a respeito da perseverança, afirma:
Se há pessoas que não estudam ou que, se estudam, não aproveitam, elas que não se desencorajem e não desistam.
Se há pessoas que não interrogam os homens instruídos para esclarecer as suas dúvidas ou o que ignoram, ou que, mesmo interrogando-os, não conseguem ficar mais instruídas, elas que não se desencorajem e não desistam.
Se há pessoas que não meditam ou que, mesmo que meditem, não conseguem adquirir um conhecimento claro do princípio do bem, elas que não se desencorajem e não desistam.
Se há pessoas que não distinguem o bem do mal ou que, mesmo que distingam, não têm uma percepção clara e nítida, elas que não se desencorajem e não desistam.
Se há pessoas que não praticam o bem ou que, mesmo que o pratiquem, não podem aplicar nisso todas as suas forças, elas que não se desencorajem e não desistam.
O que outros fariam numa só vez, elas o farão em dez. O que outros fariam em cem vezes, elas o farão em mil, porque aquele que seguir verdadeiramente esta regra da perseverança, por mais ignorante que seja, tornar-se-á uma pessoa esclarecida; por mais fraco que seja, tornar-se-á necessariamente forte.

Redação do Momento Espírita com base no cap.71,  do livroIdeal espírita, pelo Espírito André Luiz, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, ed. Cec e do texto
A perseverança,
  do livro
A sabedoria de Confúcio, de Confúcio, ed. José
Olympio.
Em 29.03.2012

9 de abril de 2012

Reverenciar os pais

Um dia, certo mestre perguntou aos seus discípulos:
— Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
Os discípulos pensaram por alguns momentos e um deles respondeu:
— As pessoas gritam quando estão aborrecidas, porque perdem a calma. Por isso elas gritam.
— Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? Não seria possível falar-lhe em voz baixa? Perguntou o mestre.
Surgiram mais algumas respostas, mas nenhuma delas satisfazia ao mestre.
Finalmente ele explicou:

— As pessoas gritam quando estão aborrecidas porque os seus corações estão longe um do outro. Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. E para cobrir essa distância precisam gritar para serem ouvidas. Quanto mais aborrecidas, mais forte terão que gritar para que possam escutar umas às outras através dessa grande distância. 

Em seguida ele acrescentou:
— Vocês já viram duas pessoas apaixonadas conversando? Passamos perto e não ouvimos absolutamente nada. E um casal apaixonado falando ao telefone? É impressionante, pois se nós que estamos ao lado de uma das pessoas não conseguimos ouvir nada, ficamos imaginando se o outro está ouvindo alguma coisa. É incrível, pois além de ouvir, ele ainda responde no mesmo tom de voz. Sabem por que eles conseguem ouvir? Porque os seus corações estão próximos e, conseqüentemente, a distância entre eles é pequena.

E o seu coração, está perto ou longe dos seus pais? Qual o seu tom de voz ao falar com seus pais?

Aprendemos na Bíblia que o 1º mandamento é: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu corpo, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Aprendemos também o 2º mandamento que diz: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Conseguimos dizer “Eu te amo” para os “próximos” distantes mas muitas vezes não conseguimos fazer o mesmo com os próximos mais próximos. Quando foi que você disse: pai, eu te amo; mãe, eu te amo?
O Supremo Presidente – Prof. Seicho Taniguchi diz na página 308 do livro Para Realizar o Amor e a Oração que “o caminho de Deus é um só: Reconciliarmo-nos com todas as coisas do céu e da terra”.

No dia 24 de março de 1985 na costa do Alaska um navio petroleiro da Cia. Exson Vadez espatifou-se nos arrecifes. Foram 32 milhões de litros de petróleo espalhados pela costa do Alaska, uma das maiores tragédias ecológicas daquela região.
O Mestre Masaharu Taniguchi nos diz que, muitas vezes, cometemos tragédias maiores em nossas vidas quando jogamos em nossos corações mágoas, ressentimentos, rancores, ódios, tristezas, pois cobrimos o nosso coração com uma mancha negra.

Eu cometi algumas tragédias em minha vida: Disse algumas vezes para minha mãe: “eu não pedi para nascer, portanto agüente”... E descobri através do ensinamento da Seicho-No-Ie que “além de pedir para nascer, ainda escolhi os meus pais”. Eu também dizia: “se estou sofrendo, a culpa é de vocês”... O Mestre Masaharu Taniguchi me ensinou que “se eu estava sofrendo, era eu o único responsável pelos meus sofrimentos”. Outra tragédia que cometi foi quando pensei muitas vezes: “eu odeio vocês”! E mais uma vez apreendi que, “só odiamos a quem amamos...e muito, muito.” Muitas vezes, não temos a compreensão exata do amor dos nossos pais.

Gostaria neste momento de agradecer ao meu pai e à minha mãe por não terem desistido de mim: “eu amo você papai, eu amo você mamãe”!

Muitos são os pais que estão neste momento escolhendo abortar para ter uma casa melhor, um carro melhor, fazer a viagem dos seus sonhos. Os nossos pais não optaram pelo aborto para que pudessem realizar os seus sonhos, pois, para eles, nós éramos, somos e seremos sempre os seus sonhos.

No livro Buscando o Amor dos Pais, na página 18, o Professor Kamino Kussumoto diz o seguinte: “Quem odeia o próprio pai, acaba odiando todos os homens; e quem odeia a mãe, acaba sentindo ódio de todas as mulheres”. Como pode ser feliz alguém que odeia o pai ou a mãe?
Buscamos encontrar a nossa metade da alma para fazê-la feliz e para consequentemente sermos felizes, mas se carregamos no nosso coração mágoas e ressentimentos em relação aos nossos pais, inconscientemente estamos negando a nossa própria felicidade.


Fernando Antônio
Mendes Marques

Palestra proferida na 49ª Convenção Nacional da Seicho No Ie 
www.sni.org.br