Pesquisar este blog

8 de junho de 2010

Medalha de São Bento

Algumas pessoas me perguntam o significado da medalha que uso.
entao, resolvi escrever este texto para explicar um pouco melhor quem foi o santo e o simbolismo da medalha.


A medalha de São Bento é muito famosa hoje em dia. Atua protegendo-nos contra os males físicos, espirituais e tentações malignas.  O dia de São Bento comemora-se em 11 de julho.

São Bento, ao fundar o Mosteiro de Monte Cassino, onde outrora foi um templo dedicado ao deus grego Apolo e serviu de exemplo para muitos outros mosteiros. São Bento, sem querer, difundiu na época a importância de preservar, documentos e manuscritos. Porém ele não tinha como principal intenção ser apenas um guarda da cultura cristã.

Viveu entre 480 e 547, aproximadamente. Existem relatos do ano de 590, por São Gregório ,onde buscava mostrar que apesar do período em questão ter sido bastante conturbado, São Bento tentava dar exemplos de cristianismo. Ainda jovem tornou-se monge e aprendeu a tradição com outros monges e tendo acesso à literatura monástica. No entanto decide tomar novos caminhos nesta vida e cria normas para valorizar a vida em serviço a Deus. Deixa tudo registrado no que é conhecido como a Regra, que inclusive é utilizada ainda hoje em inúmeros mosteiros no mundo todo.

Nasceu em Núrsia, interior da Itália. Ainda jovem foi enviado para Roma para estudar, porém não se adaptou a vida degredada da cidade grande e decidiu isolar-se como religioso. Um grupo de monges o convenceu a tornar-se líder deles e começaram a seguir as ordens de São Bento. 

Os monges não se adaptaram as duras regras impostas por São Bento e decidiram envenená-lo. Ao abençoar o cálice que continha veneno, este se quebrou em diversos pedaços, e conseguinte o plano foi descoberto.
Abandonou estes monges e seguiu por diversos lugares até chegar a Monte Cassino onde fundou um mosteiro e redigiu a Regra por qual este e outros mosteiros deveriam se orientar.
Alguns relatos da época citam episódios onde São Bento podia ler pensamentos, tirar água de rocha, fazer pessoas andarem sobre a água ou ainda um jarro de óleo que nunca acabava.
Entende-se que a mensagem de vida é de que a santidade de São Bento seja como a dos Santos e Profetas de outrora.

São Gregório narra que Bento teve uma visão antes de seu fim : “De súbito, na calada da noite, olhou para cima e viu uma luz que se difundia do alto e dissipava as trevas da noite, brilhando com tal esplendor que, apesar de raiar nas trevas, superava o dia em claridade. Nesta visão, seguiu-se uma coisa admirável, pois, como depois ele mesmo contou, também o mundo inteiro lhe apareceu ante os olhos, como que concentrado num só raio de sol”
Em seu último momento, após uma vida inteira dedicada a Deus e ao próximo, São Bento foi agraciado com a visão de Deus.

A história da medalha

São Bento usava com freqüência o sinal da cruz. Utilizava como forma de proteção, salvação e afirmação da vida e obra de Jesus. Fato é o episódio em que o cálice envenenado quebra-se ao ser feito o sinal da cruz sobre ele. O sinal da cruz era recomendado por ele a todos que estivessem passando por alguma aflição ou tentação maligna. Uma cruz era o selo dos monges na carta de sua profissão quando não sabiam escrever.
Conta-se que feiticeiras da Bavieira, acusadas de suas maldades contra o povo daquela região, confessaram ver seus feitiços inteiramente anulados pelo poder da Cruz; e que em todos os lugares onde estivesse a Cruz, seus malefícios nunca logravam efeito. E contaram que, especialmente no mosteiro de Metten, nunca conseguiram êxitos em suas maldades e concluíram que isso se devia ao fato da existência de alguma Cruz naquele lugar. Por causa disso, as autoridades locais foram consultar os monges da abadia de Metten sobre o assunto. Depois de muito procurar, constataram de fato que o mosteiro era repleto de cruzes gravadas nas paredes e com uma inscrição acima delas. Era preciso descobrir o porquê disso e por quem as cruzes foram gravadas.

Suas investigações os levaram a biblioteca, a um antigo livro escrito por ordem do abade, no ano de 1415. O livro transcrevia escritos sobre a Cruz, com inúmeros desenhos a bico de pena realizados por um monge anônimo.


A medalha de São Bento, difundida no mundo inteiro desde o século XVIII, foi aprovada pelo Papa Bento XIV em 1742. Até hoje a medalha que usamos traz numa face a figura de São Bento, tendo em mãos a Regra que escreveu e a Cruz, com a qual operou tantos milagres,

Na frente da medalha são apresentados uma cruz e entre seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti - "Cruz do Santo Pai Bento".
Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux - "A cruz sagrada seja minha luz".

Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux - "Não seja o dragão meu guia".
No alto da cruz está gravada a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.

A partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana - "Retira-te, espírito do mal, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!".

Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR - "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".

É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.
A medalha de São Bento contudo não é um "amuleto da sorte", conforme alguns pensam. Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé. O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos a esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra os males físicos e espirituais e também para alcançar graças, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades, inveja, etc.

Contudo, a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.Para se ficar livre de perigos e toda espécie de mal, é preciso, acima de tudo, estar em sintonia com Deus e com o próximo. Faz-se necessario um coração puro, uma alma bondosa, sendo assim, nada nem criatura alguma, deste ou de outro mundo terão  o poder de prejudicar você. Em resumo, o efeito da medalha de São Bento depende em grande parte das  disposições da pessoa para com Deus para consigo mesma.


Oração para alcançar alguma graça

Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça  … que vos suplicamos, finalmente, vos pedimos que ao térnimo de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosto no Paraíso. Amém.






Fonte: http://www.cantodapaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário